5 ferramentas úteis para comunicação digital

O digital estabelece-se cada vez mais como um gigante da comunicação. Sendo assim, todo o negócio que deseja prosperar necessita estar presente neste meio. Para isso é necessário conhecer e utilizar as ferramentas disponíveis no mercado. Apresento 5 ferramentas úteis para a comunicação digital:

Siga-me no Instagram, no Google+, no Linkedin, no Twitter e no Facebook!

  1. E-mail marketing

Sim! O e-mail é uma ferramenta óbvia e muitos até pensam que ela já está fora de moda, mas ela mostra-se muito eficiente. O e-mail marketing é uma forma direta e poderosa de divulgar os seus produtos e serviços e deve ser incluída na sua estratégia de comunicação. Através desta ferramenta alcança os seus clientes e potenciais clientes e cria a oportunidade de vender e de construir um relacionamento com o consumidor, fixando a sua marca na mente do público. O MailChimp, por exemplo, permite uma gestão completa da sua base de contatos e o envio de e-mails para listas segmentadas, além de possuir templates pré-prontos para as suas mensagens.

  1. Redes sociais

As redes sociais são outra ferramenta importante e que cresce com força total. Se deseja fazer o seu negócio aparecer, essa é a oportunidade de alcançar o seu público e mostrar suas qualidades de forma eficiente. O cuidado essencial é entender que para cada rede há um público, e para cada público uma linguagem. As melhores opções de forma geral são o Facebook, o Twitter, o LinkedIn e o Instagram. A partir da criação das contas e só gerenciar o conteúdo e acompanhar seu desempenho constantemente em busca de novos seguidores.

  1. Blog

O blog é uma excelente forma de mostrar a empresa ao consumidor e manter a comunicação constante, aumentando a visibilidade da marca. Com essa ferramenta você pode criar conteúdo de qualidade para atrair novos consumidores. Há a possibilidade de falar tanto dos seus produtos como de assuntos relacionados para atrair tráfego para o seu site.

  1. Ferramentas de análise

A análise é fundamental em todo o planeamento de comunicação, inclusive e, principalmente, no digital. A medição é importante tanto para apresentar resultados quanto para analisar os pontos a melhorar e investir nos positivos. O Google Analytics, é gratuito e possui informações relevantes. Será necessário lidar com números, o que é básico para qualquer negócio e analisando-os estará sempre à frente das possíveis eventualidades.

  1. Inbound Marketing

O Inbound Marketing, conhecido também como marketing de atração, é um conjunto de estratégias que têm como objetivo atrair voluntariamente os consumidores para o site da empresa. É um marketing baseado no relacionamento com o público ao invés do tradicional. Ele é sustentado com ações de conteúdo personalizado com o intuito de atrair o potencial cliente para seu blog ou site e, a partir dali, é feito todo um trabalho de relacionamento com o uso de fluxos de e-mails marketing, SEO, etc. Com o Inbound Marketing a empresa consegue medir os resultados com as informações de quem visualizou, converteu ou comprou o produto.

Estas são ferramentas úteis para a comunicação digital, mas é imprescindível a gestão do conjunto de todas elas e entender o comportamento dos utilizadores da internet e suas preferências.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *