Arte Gotica Tutorial Photoshop

Arte Gotica – Tutorial Photoshop

Para quem gosta de arte gotica, dark art ou um bom desafio pode divertir-se com este tutorial  que conta com mais de 100 passos e diversas técnicas aplicadas para chegar ao resultado final.

01. Faz Ctrl+N para criar um novo documento, define os valores abaixo e faz Ok.

Arte Gotica 1

02. Vai a File> Place e adiciona a foto do chão, caso queiras utilizar a mesma foto usada neste tutorial clica aqui para fazer o download, ajusta a imagem como na foto abaixo.

Arte Gotica 2

03. Posiciona a imagem no rodapé do documento.

Arte Gotica 3

04. Distorce a imagem como na foto abaixo e pressiona Enter para finalizar a transformação.

Arte Gotica 4

05. Vai a File> Place e adiciona a foto da janela, caso queiras utilizar a mesma foto usada neste tutorial clica aqui para fazer o download, ajusta e posiciona a imagem como na foto abaixo e pressiona Enter para finalizar a transformação.

Arte Gotica 5

Arte Gotica – Tutorial Photoshop

06. Vai a File> Place e adiciona a foto do papel de parede, ajusta o tamanho como na foto abaixo e pressiona Enter para finalizar a transformação, deixa a layer abaixo da layer da janela.

Arte Gotica 6

07. Pressiona Ctrl+J para duplicar a layer, pressiona a letra V do teclado para selecionar a Move Tool e posiciona a cópia da layer ao lado da layer original como na foto abaixo.

Arte Gotica 7

08. Pressiona Ctrl+E para fazer merge as duas layers.

Arte Gotica 8

09. Pressiona Ctrl+J para duplicar a layer, pressiona a letra V do teclado para selecionar a Move Tool e posiciona a cópia da layer abaixo da layer original.

Arte Gotica 9

10. Pressiona Ctrl+E para fazer merge as layers novamente, pressiona Ctrl+T para abrir a caixa de Free Transform, com a tecla Shift pressionada clica e arrasta para redimensionar o papel de parede para que ele cubra todo o documento.

Arte Gotica 10

11. A tua imagem deverá ficar como a foto abaixo.

Arte Gotica 11

12. Clica na layer da janela, pressiona a letra W do teclado para selecionar a Magic Wand Tool e clica na área ao redor da janela, vais obter uma seleção como a da foto abaixo.

Arte Gotica 12

13. Clica na layer do papel de parede, pressiona Ctrl+Shift+I para inverter a seleção e pressiona Delete, pressiona Ctrl+D para desabilitar a seleção.

Arte Gotica 13

14. Vai a File> Place e adiciona a foto das nuvens, caso queiras utilizar a mesma foto usada neste tutorial clique aqui para fazer o download, ajusta e posiciona a imagem como na foto abaixo e pressiona Enter para finalizar a transformação, a layer deve ficar abaixo da layer da janela.

Arte Gotica 14

15. A tua imagem deverá ficar como a foto abaixo.

Arte Gotica 15

Arte Gotica – Tutorial Photoshop

16. Clica na layer do papel de parede e vai a Image> Adjustments> Brightness/Contrast, Image> Adjustments> Vibrance e define os valores abaixo.

imagem16

17. Agora pressiona a letra O do teclado para selecionar a Burn Tool e aplica o brush nas áreas em vermelho.

Arte Gotica 17

18. O papel de parede deverá ficar como a foto abaixo.

Arte Gotica 18

19. Clica na layer do piso, vai a Image> Adjustments> Hue/Saturation e define os valores abaixo.

imagem19

20. A imagem do piso deverá ficar como a foto abaixo.

Arte Gotica 20

21. Clica na layer Background, pressiona letra G do teclado para selecionar a Paint Bucket Tool e clica no documento para preencher a layer Background com preto.

imagem21

22. Clica na layer da janela e vai a Layer> Layer Style> Drop Shadow e define os valores abaixo, vai a Image> Adjustments> Brightness/Contrast e define os valores abaixo.

imagem22

23. A imagem ficará como a foto abaixo.

imagem23

Arte Gotica – Tutorial Photoshop

24. Clica na layer das nuvens, pressiona Ctrl+U para abrir a caixa de Hue/Saturation, define os valores abaixo.

imagem24

25. Vai a File> Place e adiciona a foto da modelo, caso queiras utilizar a mesma foto usada neste tutorial clique aqui para fazer o download, ajusta e posiciona a imagem como na foto abaixo e pressiona Enter para finalizar a transformação, clica com o botão direito do rato sobre a layer e escolhe a opção Rasterize Layer.

imagem25

26. Pressiona a letra P do teclado para selecionar a Pen Tool, certifica-te que está no modo Path e crie um path ao redor da modelo como na foto abaixo, elimina as pernas da modelo durante o processo.

imagem26

27. Elimina o excesso de véu da modelo como na foto abaixo.

imagem27

28. Ao terminar fecha os pontos clicando no primeiro nó criado

Arte Gotica 28

29. Clica com o botão direito do rato dentro do path criado e escolhe a opção Make Selection, define os valores abaixo e pressione Ok.

imagem29

30. Pressiona Ctrl+Shift+I para inverter a seleção, pressiona Delete para eliminar a área selecionada.

imagem30

31. A tua imagem deverá ficar como a foto abaixo.

Arte Gotica 31

Arte Gotica – Tutorial Photoshop

32. Vai a File> Place e adiciona a foto de um pé de cabide como na foto abaixo, deixa a layer abaixo da layer da modelo.

imagem32

33. Pressiona a letra L do teclado para selecionar a Polygonal Lasso Tool e cria uma seleção ao redor da cabeça da modelo, clica na layer da modelo e pressiona Ctrl+J para duplicar a área selecionada para uma nova layer.

imagem33

34. Pressiona Ctrl+T para abrir a caixa de Free Transform, com a tecla Shift pressionada clica e arrasta para aumentar levemente a cabeça da modelo, pressione Enter para finalizar a transformação.

imagem34

35. Vai a Filter> Liquify, pressiona a letra B do teclado para selecionar a Bloat Tool e aplica nos olhos da modelo.

imagem35

36. Pressiona a letra W do teclado para selecionar a Forward Warp Tool e aplica conforme as indicações da imagem abaixo, faz Ok.

imagem36

37. Pressiona a letra J do teclado para selecionar a Healing Brush Tool, aplica a ferramenta nas áreas indicadas para retirar pequenas imperfeições na pele da modelo.

imagem37

38. Pressiona a letra E do teclado para selecionar a Eraser Tool, escolhe um brush de pontas suaves e tamanho médio, aplica nas pontas do pescoço para eliminar as arestas.

imagem38

39. A imagem deverá ficar como a foto abaixo.

imagem39

40. Pressiona a letra I do teclado para selecionar a Eyedropper Tool, clica na área do pescoço que vais pintar para captar a cor, pressiona a letra B do teclado para selecionar a Brush Tool, escolhe um brush de pontas suaves e tamanho médio e aplica para completar a parte do pescoço que falta, repite o procedimento até preencher todo o pescoço como na foto abaixo.

imagem40

Arte Gotica – Tutorial Photoshop

41. Pressiona Ctrl+E para fazer merge as duas layers, pressiona a letra J do teclado para selecionar a Healing Brush Tool e aplica no pescoço para melhorar o aspecto da correcção.

imagem41

42. Vai a Filter> Liquify, pressiona a letra W do teclado para selecionar a Forward Warp Tool e aplica conforme as indicações da imagem abaixo, faz Ok.

imagem42

43. A imagem deverá ficar como a foto abaixo.

imagem43

44. Agora vai a Image> Adjustments> Vibrance, Image> Adjustments> Hue/Saturation e define os valores abaixo.

imagem44

45. Pressiona a letra O do teclado para selecionar a Dodge Tool, define o modo em Midtones e Exposure entre 10 a 20%, aplica nas áreas marcadas a azul, pressiona Shift+O para alternar para a Burn Tool, escolhe o modo Midtones, aplica nas áreas marcadas em vermelho.

imagem45

46. Os olhos da modelo deverão ficar como a foto abaixo.

imagem46

47. A imagem deverá ficar como a foto abaixo.

imagem47

48. Pressiona Ctrl+Shift+Alt+N para criar uma nova layer, pressiona a letra B do teclado para selecionar aBrush Tool, escolhe um brush de pontas suaves e tamanho pequeno, define a opacidade do Brush em 77%, escolhe a cor #567190, muda o modo de blend da layer para Overlay e pinta na área em vermelho.

imagem48

49. Os olhos da modelo deverão ficar como na foto abaixo.

imagem49

50. Pressiona Ctrl+Shift+Alt+N para criar uma nova layer, pressiona a letra B do teclado para selecionar aBrush Tool, escolhe um brush de pontas suaves e tamanho pequeno, escolhe a cor #84675d, muda o modo de blend da layer para Soft Light e pinta a área indicada.

imagem50

51. A imagem deverá ficar como a foto abaixo.

imagem51

52. Escolhe a cor #756259, pressiona a letra B do teclado para selecionar a Brush Tool, escolhe um brush de ponta suave e tamanho pequeno, cria uma fina linha no contorno do rosto da modelo.

imagem52

53. Clica na layer da modelo, pressiona a letra M do teclado para selecionar a Rectangular Marquee Tool e cria uma seleção na saia da modelo.

imagem53

54. Vai a Filter> Liquify, pressiona a letra W do teclado para selecionar a Forward Warp Tool e deixe a saia como na foto abaixo.

imagem54

Arte Gotica – Tutorial Photoshop

55. Pressiona Ok para deixar sua imagem como a foto abaixo.

imagem55

56. Pressiona a letra O do teclado para selecionar a Burn Tool, define os valores abaixo na barra de opções da ferramenta e aplica nas áreas indicadas.

imagem56

57. Clica na layer das pernas do cabide e vai a Image> Adjustments> Brightness/Contrast, define os valores abaixo.

imagem57

58. Pressiona a letra W do teclado para selecionar a Magic Wando Tool e clica no fundo da imagem para ativar a seleção.

imagem58

59. Vai a Select> Modify> Expand e define o valor de 1 pixel, pressiona Delete, pressiona Ctrl+D para desativar a seleção.

imagem59

60. A imagem ficará como a foto abaixo.

imagem60

61. Clica na layer da modelo, vai a Image> Adjustments> Replace Color, clica na área preta do vestido da modelo, define os valores abaixo e pressiona Ok.

imagem61

62. A imagem ficará como a foto abaixo.

imagem62

63. Clica na layer das pernas e vai a Layer> Duplicate Layer…

imagem63

64. Vai a Edit> Flip Vertical para rodar a layer verticalmente.

imagem64

65. Pressiona a letra V do teclado para selecionar a Move Tool, com a tecla Shift pressionada clica e arrasta para baixo até que a ponta dos pés do cabide se encontrem, como na foto abaixo, define a opacidade da layer em 50%.

imagem65

66. Vai a File> Place e adiciona um pattern sobre o vestido da modelo, como na foto abaixo, clica com o botão direito do mouse sobre a layer e escolha a opção Rasterize Layer.

imagem66

67. Muda o modo de blend da layer para Multiply.

imagem67

68. Pressiona a letra W do teclado para selecionar a Magic Wand Tool, define os valores abaixo na barra de opções da ferramenta, clica na layer da modelo e depois clica no fundo da imagem para ativar a seleção ao redor da modelo, clica na layer do pattern aplicado e pressiona Delete para apagar o excesso de textura, pressiona Ctrl+D para desmarcar a seleção.

imagem68

69. Pressiona a letra E do teclado para selecionar a Eraser Tool, define os valores abaixo na barra de opções da ferramenta e aplica nas áreas em vermelho.

imagem69

70. O pattern aplicado ficará apenas nas áreas em preto do vestido como na foto abaixo.

imagem70

71. Diminuir a opacidade da layer para 65%.

imagem71

72. Agora vai a File> Place e adiciona a imagem de um relógio, ajusta seu tamanho e posição e pressiona Enter para finalizar a transformação.

imagem72

73. Pressiona a letra E do teclado para selecionar a Eraser Tool, escolhe um brush de pontas duras e tamanho médio e apaga a parte superior do relógio.

imagem73

74. O relógio deverá ficar como o da foto abaixo.

imagem74

Arte Gotica – Tutorial Photoshop

75. Vai a Image> Adjustments> Hue/Saturation e depois em Image> Adjustments> Vibrance e define os valores abaixo.

imagem75

76. O relógio deverá ficar como a foto abaixo.

imagem76

77. Com a tecla Ctrl pressionada clica sobre a miniatura da layer do relógio para ativar a seleção ao seu redor, pressiona Ctrl+Shift+I para inverter a seleção, faz Select> Modify> Expand e define o valor de 2 pixels, pressiona Ok, pressiona Delete e depois pressiona Ctrl+D para desmarcar a seleção.

imagem77

78. A imagem deverá ficar como a foto abaixo.

imagem78

79. Vai a Layer> Layer Style> Drop Shadow e define os valores abaixo.

imagem79

80. Repite a operação para adicionar outros relógios.

imagem80

81. Clica na layer do papel de parede, pressiona a letra M do teclado para selecionar a Rectangular Marquee Tool e cria uma seleção como na foto abaixo.

imagem81

82. Pressiona Ctrl+J para duplicar a parte selecionada para uma nova layer, pressiona Ctrl+T para abrir a caixa de Free Transform, clica com o botão direito do mouse dentro da caixa e escolhe a opção Flip Vertical, com a tecla Shift pressionada arrasta a textura para a parte de baixo do documento e pressiona Enter para finalizar a transformação.

imagem82

83. Define a opacidade da layer em 35%.

imagem83

84. Agora vai a File> Place e adiciona uma foto de coelho, caso queiras utilizar a mesma imagem usada neste tutorial clique aqui para fazer o download, ajusta o tamanho e posição da imagem como na foto abaixo e pressiona Enter para finalizar a transformação, clica com o botão direito do mouse sobre a layer e escolhe a opção Rasterize Layer.

imagem84

85. Pressiona a letra P do teclado para selecionar a Pen Tool e cria um path ao redor do coelho.

imagem85

86. A imagem ficará como a foto abaixo.

imagem86

Arte Gotica – Tutorial Photoshop

87. Pressiona Ctrl+U para abrir a caixa de Hue/Saturation e define os valores abaixo.

imagem87

88. Pressiona a letra O do teclado para selecionar a Burn Tool, na barra de opções da ferramenta define o range em Shadows e clica algumas vezes ao redor do olho do coelho, pressiona Shift+O para alternar a ferramenta para a Sponge Tool, escolhe a opção Saturate na barra de opções da ferramenta e clica algumas vezes no olho do coelho.

imagem88

89. Pressiona Ctrl+Shift+Alt+N para criar uma nova layer, deixa a layer abaixo da layer do coelho, pressiona a letra B do teclado para selecionar a Brush Tool, escolhe um brush de tamanho médio e pontas suaves e cria uma sombra como na foto abaixo.

imagem89

90. Clica na layer do coelho e faz Image> Adjustments> Vibrance, e depois Image> Adjustments> Brightness/Contrast e define os valores abaixo.

imagem90

91. Pressiona Ctrl+J para duplicar o coelho para uma nova layer, pressiona Ctrl+T para abrir a caixa de Free Transform, clica com o botão direito do mouse dentro da caixa e escolhe a opção Flip Vertical, com a tecla Shift pressionada arrasta a cópia para a parte de baixo do documento.

imagem91

92. Clica com o botão direito do mouse dentro da caixa de Free Transform e escolhe a opção Warp, distorce a imagem como na foto abaixo e pressiona Enter para finalizar a transformação.

imagem92

93. Clica na layer do coelho novamente, pressiona a letra M do teclado para selecionar a Rectangular Marquee Tool e cria uma seleção ao redor da pata do coelho, pressiona Ctrl+J para duplicar a pata para uma nova layer, deixa a layer abaixo da layer original do coelho.

imagem93

94. Pressiona Ctrl+T para abrir a caixa de Free Transform, clica com o botão direito do mouse dentro da caixa e escolha a opção Flip Vertical, com a tecla Shift pressionada arrasta a cópia da pata para a posição indicada na foto abaixo, faz Enter para finalizar a transformação, pressione a letra E do teclado para selecionar a Eraser Tool, define os valores abaixo na barra de opções da ferramenta e apague alguns detalhes ao redor da pata, pressione Ctrl+E para fazer merge as duas layers.

imagem94

95. Pressiona a letra O do teclado para selecionar a Burn Tool, clica na layer copiada do coelho e aplica na junção entre um coelho e outro.

imagem95

96. Define a opacidade da layer em 25%.

imagem97imagem96

97. Vai a Layer> Layer Style> Gradient Overlay e define os valores abaixo.

imagem98

98. A imagem ficará como a foto abaixo, já com aspeto de Arte Gotica.

imagem99

99. Clica na layer do papel de parede, faz File> Place e adicione uma nova textura como na foto abaixo, cobre todo o papel de parede e pressiona Enter para finalizar a transformação, clica com o botão direito do mouse sobre a layer e escolha a opção Rasterize Layer.

imagem100

100. Muda o modo de blend da layer para Soft Light, pressiona Ctrl+U para abrir a caixa de Hue/Saturation, define o valor de Lightness em -15 e de Saturation em -70.

imagem101

101. Pressiona Ctrl+J para duplicar a textura, pressione Ctrl+T para abrir a caixa de Free Transform, clica com o botão direito do mouse dentro da caixa e escolha a opção Flip Vertical, com a tecla Shift pressionada arrasta a cópia da textura para a parte de baixo do documento, pressiona Enter para finalizar a transformação, diminui a opacidade da layer para 20%.

imagem102

102. Clica na layer que estiver no topo da paleta de layers, vai a Layer> New Adjustment Layer> Selective Color e define os valores abaixo.

imagem103

Arte Gotica – Tutorial Photoshop

103. No final a imagem estará como a foto abaixo.

Arte Gotica 104

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *