Desenvolver um Novo Website em 2016 ?

O desenvolvimento de um novo website é normalmente acompanhado por um vasto leque de questões e inputs como:

  • Que temas, cores e imagem reflete a nossa marca?
  • Que pensarão os nossos atuais clientes desta mudança?
  • Como garantir que o website acompanha os requesitos dos motores de busca

Com tanta pergunta no ar à que manter estes pontos em mente:

Dispositivos Móveis

Atualmente o número de acessos à internet em dispositivos móveis já supera os acessos feitos em desktop, apenas isto é já um fator considerável a ter em conta para o seu novo website, este deverá ser optimizado para dispositivos móveis.

Com o aumento do uso de smartphones, assistimos a uma temporada de recomendação dos motores de busca à criação de uma versão mobile do website existente, resultando isto na existência de dois websites independentes. Atualmente assiste-se à recomendação de desenvolvimento do website desktop optimizado para mobile, ficando uma única versão a correr.

Para melhorar a experiência do utilizador, há que ter em conta aspetos de design que sejam benéficos para utilizadores mobile, iconografia adequada a navegação tátil, formulários curtos e simples de preencher.

Conteúdos Video

Pelas mais recentes estatísticas estima-se que em meados de 2017 69% do trafego na internet seja gerado pelo video. Dada a larga escala de crescimento deste, aproveitando a tendência e remodelação do site, há que apostar neste canal, criar uma página ou canal publicando para o youtube com links diretos é um primeiro passo para apanhar este comboio em formação e aproveitar o seu novo website em 2016, para começar.

Conteúdo

Conteúdo é Rei! Continua a ser verdade e o conteúdo continua na sua luta destacado pelo principal motor de um site, embora meta tags, titulos e descrições mantenham um papel relevante em web development.

Com isto presente, há que aproveitar o redesign e redesenvolvimento do website para optimizar conteúdo, garantindo que este é útil e capaz de informar o utilizador, sempre que possivel há que considerar a utilização de termos para os motores de busca visando a optimização de indexação.

Escolha da plataforma para longo prazo

O desenvolvimento de um novo website em 2016 é por norma encarado como um projeto caro, motivo pelo qual assistimos a muitas empresas a seguir uma opção mais em conta recorrendo a templates e ferramentas de construção. No entanto um site deve ser visto como um investimento a longo prazo, atuando como canal de vendas e comunicação durante um grande periodo de tempo.

Plataformas como a Wix são conhecidas pelos seus recentes problemas com a Google, alem de em termos de performance terem um fraco desempenho não proporcionando o retorno que se pode esperar com plataformas mais avançadas.

Aqui é importante pesquisar qual a plataforma que melhor resultará a longo prazo, tanto a nivel de motores de busca como de canal digital de comunicação da empresa/marca.

Experiência de utilizador e chamadas interactivas

A experiência que o utilizador tem do site tem que ser tida em conta, assim dependendo da audiência e público alvo do website há que ter em conta o design desta, a fonte, espaçamentos, gráficos, cores e call to action utilizados. Alguns outros fatores como headings bem escritos, ajudam a baixar a bounce rate do site e optimizam a experiência de navegação do utilizador.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *