A Inevitabilidade da Comunicação Online

A Inevitabilidade da Comunicação Online

A comunicação é o elemento mais visível do marketing mix envolvendo todos os instrumentos utilizados pelas empresas para comunicar com os seus públicos-alvo e tem como objectivo promover os seus produtos ou a empresa como um todo.

Para envolver o consumidor é crucial que a comunicação assuma diferentes papéis:

· o de informar o consumidor sobre em que consiste a sua marca e o seu produto ou serviço;

· o de agir como elemento diferenciador, fortalecendo a identidade da marca junto de um consumidor;

· o de persuadir actuais e potenciais clientes a estabelecer uma relação de troca;

· o de tentar reforçar a experiência entre marca e comprador.

No entanto, a forma como as marcas comunicam e interagem com o consumidor tem sofrido grandes alterações ao longo do tempo. Estas alterações devem-se à crescente presença do consumidor no on-line e a bi-lateralização da informação, ou seja, já não são apenas as marcas que comunicam com o consumidor, são também os consumidores que através do online comunicam com as marcas e com os restantes consumidores, influenciando toda a comunicação.

Se antigamente o consumidor precisava de estar à frente de uma televisão a uma determinada hora, no chamado “horário nobre”, para ter acesso às principais notícias do mundo, hoje em dia, graças à diversidade de aparelhos portáteis existentes, tem acesso a essa informação em qualquer lugar e a qualquer hora, para isso bastando uma ligação à Internet. O dito “horário nobre” é, hoje o horário a que o indivíduo está apto a receber informações, variando de utilizador para utilizador. Como tal, as horas que o indivíduo comum passava em frente à televisão ou a ler revistas e jornais são agora passadas à frente dos dispositivos de última geração, assim e como nos diz o conhecido autor Adolpho “Os mass media ainda não reinam, mas já governam”.

As marcas são agora forçadas a utilizar o marketing online para todo o espectro do mix de comunicação. O marketing online resulta assim na aplicação de técnicas sofisticadas e complexas que permitem inovar no processo de comunicação entre as marcas e os seus consumidores. As oportunidades criadas pelos meios que surgiram da Web são admiráveis, ainda assim, as marcas devem ser capazes de integrar os meios online e offline nas suas estratégias de comunicação com o consumidor, de forma a serem bem-sucedidas.

Procura apoio na sua presença e comunicação online? Entre em contacto comigo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *