A pergunta chave que se deve fazer :
Sabe por que a sua empresa deve estar na internet?  

Faço sempre esta pergunta para saber qual é a ideia dos empresários quanto à importância de um negócio físico, seja uma empresa ou qualquer outro tipo de organização, estar presente na internet.

Parece clichê dizer que é importante, mas geralmente quem acredita nisso não conhece os principais benefícios de uma empresa possuir uma forte presença digital.  É aí que entra aquela famosa frase “quem não é visto não é lembrado”.

Uma empresa que não está inserida na Internet possui menos hipóteses de ser vista por grande parte do público que não vive sem estar conectado.

Eu gosto de citar o conceito de Martha Gabriel, do livro Marketing na Era Digital, que nos diz que a presença digital ocorre por meio de conteúdos digitais que representam algo. Qualquer representação, imagem, post ou conteúdo sobre a sua marca na Internet é Presença Digital. A autora complementa o conceito com uma analogia com o mundo físico, onde uma empresa sem presença digital é como uma empresa sem endereço, sem telefone, sem marca… e isso não é bom, pois não?

Cinco tópicos que justificam a importância da presença digital.

Então, por que a sua empresa deve estar na Internet?

1 – Para ser encontrada

A sua empresa precisa ser encontrada por todos que procuram por ela ou pelo o que ela oferece! As pessoas procuram pelo seu produto ou serviço todos os dias, e você deve estar lá para ser encontrado.

Comece com um site simples, crie uma página no Facebook, monte um blog corporativo ou adicione o endereço no Google Maps. São soluções simples e eficazes.

Não se esqueça, além de ser encontrada no ambiente online, sua empresa precisa ser encontrada no ambiente físico, por isso complete todas as suas informações de endereço, telefone e horário de atendimento, os seus futuros clientes agradecem!

2 – Para contar o que faz

Não são todas as marcas que deixam claro o que fazem ou qual é a categoria da empresa, por isso é importante contar isso na internet.

As redes sociais pensaram nisso na hora de criar plataformas específicas para empresas e marcas, é fácil adicionar a descrição da empresa e os produtos e serviços oferecidos numa página no Facebook, por exemplo.

Crie uma conta no Instagram, não existe forma mais divertida e criativa de se contar histórias visualmente, seja por fotos ou vídeos. Não se foque em campanhas comerciais, encontre maneiras de vender apenas falando sobre você e como seus clientes já foram beneficiados com os seus produtos.

3 – Conversar

Os seus clientes são pessoas, e pessoas adoram conversar! É essa a função da internet, conectar pessoas. Elas estão lá para isso, e esteja pronto para responder de maneira educada e inteligente.

Depois de encontrar a sua empresa, alguém que busca pelo seu produto quer saber mais (ou tudo) sobre ele. Converse com os seus clientes para tirar dúvidas, sugerir novos produtos e indicar modos de uso. As pessoas adoram quando as empresas lhes dão atenção!

4 – Vender

Agora sim, chegamos onde você queria! A venda efetiva só acontece depois de os clientes que procuraram sobre o seu produto ou serviço, encontrarem a sua empresa na Internet e conversarem com ela. A venda pode ocorrer tanto online (lojas virtuais) quanto nas lojas físicas (pessoas que encontram o endereço da empresa na internet.

Muito importante: depois de inserir a sua empresa na Internet esteja preparado para um aumento nas vendas! Essa dica é para empresas pequenas que estão começando agora e não possuem equipe, equipamentos, matéria prima e até mesmo tempo para atender pedidos em grande escala.

5 – Conversar de novo

Sim, depois de vender a conversa nunca termina. Os seus clientes podem voltar à sua empresa, pesquisar sobre si na Internet, indicar seus produtos para os amigos, avaliar a sua empresa nas redes sociais e até mesmo falar mal dela.

É de grande importância que esteja preparado para atender o seu cliente insatisfeito, responder a comentários indesejados nas redes sociais, tirar dúvidas sobre os seus produtos depois de a venda ter sido realizada, dar suporte aos clientes de produtos defeituosos etc. Isso já acontece com empresas que só atuam no ambiente físico, mas a repercussão de um problema com a sua empresa na internet é gigante.

Espero ter sido claro na exposição da importância de ter a sua empresa na Internet. Quero ajuda-lo a ter uma presença digital eficaz. Contacte-me.