Webdesign Tendências 2016

Tendências Webdesign para 2016

Como em todas as areas, também em webdesign há tendências, umas que vão mudando com o tempo outras que permanecem inalteradas.

Depois de um 2015 interessante no que ao webdesign diz respeito. A ver vamos o que nos reserva 2016.

  • Com o aumento significativo do acesso via telefone, notou-se uma simplificação  da navegação, colocando o menu de navegação em “hamburguer”. Esta tendência nota-se também em versões desktop, sendo que o utilizador já reconhece este esquema de navegação. No entanto esta técnica não funciona para todo o tipo de site como por exemplo lojas online ou sites de noticias onde o acesso direto aos menus é essencial para a navegação.
  • Há que agradecer ao Google pela ferramenta google fonts. Esta mudou o aspeto e versatilidade do desenvolvimento web, permitindo a utilização de um leque alargado de fonts online.
  • Assistimos quer em sites quer em apps a utilização de formulários em ecrã inteiro, ao invés de este existir numa parte do site. Continuaremos certamente a assistir em 2016 a este comportamento já que facilita o input por parte do utilizador e clarifica a comunicação.
  • No que toca às imagens assistimos à utilização de em massa de carrosséis de imagens. Embora muito engraçados visualmente estes prejudicam o desempenho SEO do site, mesmo quando temos carrosséis com headers, a sua rotação constante desvaloriza o desempenho do site em termos de SEO.
  • Em 2016 podemos esperar mais e mais do bom do javascript e da sua versatilidade em conjunto com jQuery, a versatilidade do “Client-Side” optimiza cada vez mais o desempenho do site e claro está a experiência que o utilizador tem no site.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *